Pular para o conteúdo principal

Com quem vc se Identifica, se Projeta e Transfere suas emoções?

Freud pai da psicanálise, e consequentemente mestre nestes termos em relação aos seus pacientes, muito bem sabia o que cada um representa no ‘fantástico cenário da mente humana’.

Meu desejo aqui não é passar noções de psicanálise, sobre o que é o mecanismo de defesa ‘identificação', ‘projeção’nem mesmo falar sobre transferência que é um dos elementos indispensáveis no processo analítico.

O que quero aqui é afirmar que Freud, (Vol.XXIII,1937-1939) nos seus últimos escritos e ano de vida, se enquadrou nestes sentimentos quando escreve sobre a vida de Moisés, da religião judaica, egípcia onde inferia seus conceitos. Fez questão de falar dos profetas, das narrativas registradas no Livro Sagrado dos Judeus (Torá), em suas alusões e confessando já no final de seus escritos que suas opiniões estavam em processo de mudança e que não eram mais como a vinte cinco anos atrás .

Chegou a afirmar que:“...há que refletir que aquilo que é provável não é necessariamente a verdade, e que a verdade nem sempre é provável.” (Freud, Vol. XXIII 1939. p.30.Portanto eu concluo, que em suas inferências sugere interpretações próprias em outros aspectos, fala até sobre o uso da palavra fé. Afirma que Moisés exerceu papel de Pai de um povo que esperava um herói.

E agora eu lhe pergunto, quais são os teus mecanismos de defesa?
E as tuas transferências?
O apóstolo Paulo diz que carregava consigo as marcas de Cristo.

Acordei hoje e me perguntei: Com quem eu estou me identificando?
Em quem tenho me projetado? Com quem estou transferindo minhas emoções e espiritualidade? E fiz esta lista em minha memória,será que é com:

Abraão que não foi desobediente? E assim foi intitulado O Pai na fé!
Moisés que venceu o mar!
Josué que foi escolhido pra ser sucessor do grande líder!
Elias que foi levado ao céu numa carruagem de fogo!
Eliseu que fez o dobro de milagres do seu antecessor!
Em Gideão que foi corajoso e valoroso na batalha!

Pensei em Jó que sofreu!

Nas histórias do Rei Davi!
Em Jonas que fugiu e desobedeceu a Palavra, a direção e a missão!
Em Jeremias que se considerou uma criança!
Em Isaias que disse: Eis me aqui envia-me a mim!
Nos pais da igreja cristã! Nos primeiros apóstolos?
Nos avivalistas! Nos autores de todos os livros que já!
Nos heróis da fé! Em cuja lista só se encerrará Naquele Grande Dia...

Mais a minha maior Identificação e Projeção...sem defesas do ego,
é com o Mestre da Galiléia...Porque Ele disse quem vê a Mim...vê o Pai.

Acaso existe Modelo Melhor?

Ps. Pense com quem deves te identificar? Se projetar?
E com quem transferir teus sentimentos e espiritualidade?

1355100811

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há diferença entre: Mente, Alma e Espírito? Quais? Estes se relacionam ou são "independentes"?

Resposta: Primeiramente é importante entender o significado literal das palavras: Mente - diz respeito ao entendimento que se tem; segundo o Dicion. Aurélio - mente é mais precisamente a noção da 'maneira de ser'. [Do lat. mente, abl. do lat. mens, mentis] É verdade que os dicionários também colocam como sinônimos alma e espírito. Mas vamos buscar entender com diferentes aspectos quanto ao vocábulo, pronuncia e tendências quanto a hermenêutica. Nos escritos sagrados, alma e espírito pode parecer uma questão de interpretação e defesas teológicas, mas quero deixar você bem a vontade para buscar o melhor entendimento em pesquisas mais profundas. Alma no grego se escreve e pronuncia ‘psique’, espírito se escreve e se pronuncia ‘pneuma’. São dois grafema diferentes na língua original tanto no grego como no hebraico. No hebraico alma é ‘nephesh’, espírito é ‘ruaach'. Por que línguas tão antigas usariam grafema diferentes se os vocábulos tivessem o mesmo significado? Portanto julg...
Do Substantivo ao Verbo – da Palavra a Ação! Quem poderá desvendar os discursos latentes e onde está à etiologia das essências que cerceou o curso do verbo a se tornar ação? Acaso há quem consiga investigar o inconsciente imaginário e assim interpretar os sentimentos que no silêncio busca a autopreservação? Será que é o medo, a própria ignorância - que é o saber do não saber, que faz do sujeito um ser alheio a si mesmo sem a verdadeira liberdade de expressar sentimentos e sensações? Ouço solenemente alguém que grita e ninguém o ouve, e silenciosamente recalca sua dor...; mais pro_fere: “isso dói!”. Fala dos efeitos adversos que insurgem do profundo da alma humana que por vezes se permite a desumanidade e sussurrar: “... sinto um forte aperto no meu peito”; “sinto por ter que prosseguir e este pró e pós seguir, não difere de uma configuração do mecanismo de defesa da minha psique - “sublim_ação”. Como posso sublimar? Pois é nas artes que minha alma encontra o meu esca...

NA PRIMAVERA NEM TUDO É FLORES!